MELIDES E CARVALHAL RECEBERAM O NOVO PÁROCO

 

Na tarde de domingo, 4 de setembro, o Pe. Abílio Torcato Valadas Raposo tomou posse da paróquia de Melides e do Vicariato paroquial do Carvalhal. As comunidades reuniram-se para, com entusiasmo, receberem o seu novo pastor que terá a missão de fortalecer a fé e abrir caminhos de evangelização. O Vicariato do Carvalhal debate-se com o problema da construção da igreja paroquial que, ao que parece, tem tudo o que precisa para a sua edificação, faltando tão só e apenas um documento da responsabilidade da Câmara.

A provisão evidenciava o volume de trabalho confiado a este pároco ao mencionar que, para além destas duas comunidades, continuava a paroquiar Santo André, Santa Maria, Santa Cruz e São Francisco da Serra. Convém lembrar que, a seu cargo, está também o serviço pastoral na Colónia Penal do Pinheiro da Cruz. Mas o âmbito da sua ação não fica por aqui. Ao mesmo presbítero cabe a responsabilidade de Secretário do Conselho Presbiteral e do Conselho Diocesano da Pastoral, o Secretariado Diocesano da Pastoral ao qual cabe a fundamental missão de animar toda a atividade Pastoral da diocese.

Com esta dispersão de tarefas, tal como acontece com a quase totalidade do clero da diocese, tona-se impossível a prática de uma pastoral personalizada. Urge repensar o estilo e a organização da vida paroquial se queremos ultrapassar uma pastoral de simples manutenção.

Neste início de ano pastoral, poderia ser um bom ponto de agenda a instituição de um grupo diocesano de trabalho que estudasse outro modelo de organização das paróquias onde o pároco fosse apenas um dos atores no contexto de cada comunidade, maior ou mais pequena, com elementos mais ou menos empenhados em processos evangelizadores, mas onde todos estivessem, cada um com as suas virtudes, a construir a Igreja.

                                                              António Pereira