SOLENIDADE DE SÃO SISENANDO

24 DE OUTUBRO - DIA DO DIACONADO PERMANENTE

"S. Sisenando, Mártir Glorioso, no Reino Eterno, roga pelo teu Povo".

 

A cidade de Beja celebrou a Solenidade de S. Sisenando, seu Padroeiro principal, bem como o Dia do Diaconado Permanente, na tarde do dia 24 de Outubro. De salientar que, nesta tarde, as outras Paróquias (S. João Batista, Santa Maria da Feira e Santíssimo Salvador) não tiveram a celebração da Eucaristia, tendo sido realizado o apelo à celebração conjunta da Solenidade de S. Sisenando, Padroeiro da cidade de Beja, na Igreja Catedral.

Por vontade de D. Manuel Franco Falcão este é também o Dia do Diaconado Permanente e, segundo a vontade de Deus, o dia de aniversário do falecimento do grande bispo D. José do Patrocínio Dias que, tendo tomado posse, sentiu a necessidade de tudo recomeçar de novo.

Às 18.00 horas, na Sé Catedral, teve início a concelebração solene da Eucaristia, com o canto de Vésperas e a presidência de D. João Marcos. Para além de, aproximadamente, setenta fiéis, participaram nesta celebração seis Padres, um Diácono, candidato ao Presbiterado e seis Diáconos Permanentes.

Na Homilia, D. João Marcos, depois de se referir à vida cristã como uma diaconia e um seguimento de Cristo diácono, salientou a grandeza do ministério diaconal enquanto serviço humilde e desinteressado em favor dos irmãos.

Antes da Bênção final, D. João Marcos, em frente do altar e da Relíquia de S. Sisenando, renovou a consagração da cidade de Beja a este mártir, seu Padroeiro. Deste modo, a Igreja confiou à guarda e poderosa intercessão de S. Sisenando, junto de Deus, em geral, "as gentes, famílias e instituições", e particularmente, "a juventude que vive e estuda na nossa cidade, as vocações sacerdotais, diaconais, religiosas e missionárias surgidas na Diocese ou para a Diocese".