CORO JUVENIL DO CARMO

                              25º Aniversário

No passado dia 10 de novembro, foi comemorado o 25° Aniversário do Coro Juvenil do Carmo. Esta data celebrou-se em comunidade, na Igreja do Carmo, na eucaristia das 10h30, na qual o Coro presta o seu serviço de louvor ao Senhor. A Eucaristia de Ação de Graças foi presidida pelo Sr. Bispo, D. Fernando Paiva. Foi uma celebração muito bonita, na qual o Sr. Bispo dirigiu palavras de apreço e encorajamento ao grupo. O belo aproxima-nos de Deus, e a música litúrgica é sem dúvida uma forma de o fazer, como dizia o nosso Bispo "cantar é rezar duas vezes" e é tantas vezes a primeira forma de nos aproximar de Deus. Já dizia São Tomás de Aquino: "Mediante o louvor de Deus, o homem eleva-se até Deus". Louvar é elevar-se, "tocar aquele que habita no louvor dos anjos". Esta elevação arranca o homem do que está contra Deus. "Sabe-o bem quem experimentou a forma transformadora de uma grande liturgia, de uma grande arte, de uma grande música. O louvor que ressoa melodicamente induz-nos a uma profunda reverência".

É esta elevação que o Coro nos ajuda a alcançar todos os domingos na celebração eucarística. Elevação esta que os próprios coralistas vivenciaram de forma tão especial quando participaram na Eucaristia de Ano Novo na Basílica de São Pedro, que foi o culminar da última grande "aventura" aquando da participação no Congresso Internacional de Pueri cantores, em Roma, em dezembro de 2023.

No final da celebração, no adro da igreja, o Coro brindou a comunidade com a oferta de bolo para uma comemoração conjunta. 

Seguindo-se depois um almoço com coralistas e suas famílias, D. Fernando Paiva e os párocos. Finalizando houve uma oferta simbólica à maestrina, visto que a peça de arte encomendada pelos pais, assinalando os 25 anos de história, ainda não está terminada. Estes momentos são muito importantes, pois é também através deles que se aproximam as pessoas e se criam laços. Estas crianças e jovens não cantam só num Coro, eles são um grupo de amigos que gostam de estar juntos. Todos, cantores e família temos grandes laços, pois para se fazer um percurso deste há muitas adversidades, muitos altos e baixos e tudo se vai passando através da União. Esta União é uma família. Parabéns à Maestrina por toda a sua garra, perseverança e resiliência. Venham mais 25.