VIGÍLIA DE PENTECOSTES

VIGÍLIA DE PENTECOSTES

de Beja

Pelas 21 h. 30 m do dia 27 de Maio (Sábado) teve início a Vigília da Solenidade de Pentecostes, presidida por D. João Marcos. Bispo de Beja e participada por um número considerável de fiéis. Para esta celebração foram convidados à participação os Crismandos da Cidade que, na tarde deste Domingo receberão o Sacramento da Confirmação, contammente com mais vinte e um crismandos que virão de outras Paróquias da Diocese. Tratou-se de uma celebração festiva que decorreu com absoluta normalidade, convidativa à abertura dos nossos corações à obra do Espírito Santo, Dom de Deus.

Perde-se no tempo a origem da Festa Judaica do Pentecostes:

- Inicialmente, foi uma Festa Agrícola, ligada à colheita do trigo nas terras da Palestina. Deste modo, era a Festa de Ação de Graças pelas primícias (ou primeiros frutos) da ceara.

- Depressa lhe foi associada a lei recebida no Monte Sinai (Decálogo ou Dez Mandamentos), por intermédio da Moisés.

- Para a Igreja o Pentecostes adquiriu um sentido novo, enquanto Festa da Lei Nova ou do Espírito Santo, derramado sobre os Apóstolos, sob a forma de "línguas de fogo", capacitando-os para iniciarem a missão que receberam do Senhor Jesus: "Sereis minhas testemunhas, começando por Jerusalém e até aos confins do mundo". Neste sentido podemos dizer que a Igreja, oficialmente, teve a sua origem no "Dia de Pentecostes".