CONGRESSO DE PUERI CANTORES EM MUNIQUE

Entre conquistas e desafios, artistas bejenses deixam a sua marca na belíssima cidade alemã.
Os dias vividos em Munique deixaram marcas profundas na memória e no coração dos participantes. No meio de vozes vindas de diferentes partes do mundo, a emoção de cantar com centenas de crianças e jovens transformou-se numa experiência inesquecível. Como destacou a maestrina Helena ao Diário do Alentejo, a música tornou-se uma ponte entre culturas, unindo nações em torno dos valores fundamentais do catolicismo: paz, amizade, união, alegria e família.
Para além de todas as caminhadas e visitas a monumentos e locais emblemáticos, bem como o contacto com alguns residentes da cidade, onde encontrámos alguns
portugueses, houve momentos que se destacaram: a oração pela paz (Evening Prayer) e o Festival de Culturas, nos quais pudemos partilhar os mesmos valores com jovens de outras nações, reforçando o poder do diálogo intercultural através da fé e da arte.
Outro momento comovente foi a visita à Cáritas de St. Nikolaus, com a apresentação musical a um público idoso, com destaque para as canções do Alentejo, como “Nossa Senhora do Carmo”. A emoção foi mútua: os artistas levaram a alma da sua terra natal a quem tanto valoriza o gesto humano e a presença calorosa — provando, mais uma vez, que a música é também um ato de cuidado.
Na missa de encerramento, os 166 coros participantes, cantaram a uma voz na celebração solene, onde o cardeal Reinhard Marx agradeceu aos cantores pelo seu
testemunho e pela sua oração pela paz. Destacou a importância da existência de coros como estes para o fortalecimento da fé através da música — uma forma de expressão que, como ficou claro ao longo de toda a viagem, transcende línguas e fronteiras.
Ao longo do Congresso, o Comité Alemão da Juventude teve uma ideia para aproximar ainda mais os coros. Cada coro recebeu 200 cartas com a fotografia e dados do seu próprio coro. O objetivo era trocar estas cartas por outras dos coros participantes até completar a coleção. Esta iniciativa proporcionou um contacto muito próximo e interação entre todos os coros.
Ao fim de cinco dias intensos, fica a certeza de uma experiência memorável e transformadora. A espiritualidade vivida em cada encontro, o convívio entre culturas, a alegria partilhada em pequenos gestos e grandes cânticos, e até o cansaço acumulado nas longas caminhadas por Munique, traduzem uma vivência rica em todos os sentidos — espiritual, humano e cultural. Dias que ficarão, sem dúvida, gravados na memória e no coração de todos os que nela participaram.
Terminamos esta breve publicação agradecendo a todos os que nos apoiaram e colaboraram nas nossas iniciativas para levar a bom porto este projeto.
Esperamos continuar a poder contar com o vosso estímulo e a vossa amizade, garantindo que tudo faremos para honrar a cidade e o Alentejo. O próximo Congresso Internacional decorrerá de 14 a 18 julho de 2027, em Málaga-Espanha.
Coro Juvenil do Carmo